Aperto de mão…

Fonte: Site de Curiosidades

Como diz um velho ditado que “depois da tempestade vem a bonança”, podemos comemorar a data de hoje apertando a mão. Simmm… até o aperto de mão tem o seu dia especial e hoje, 21 de junho, é o Dia Internacional do Aperto de Mão! Felizmente hoje podemos apertar a mão!!! Durante quase 3 anos a pandemia da covid-19 impôs novas formas de cumprimentar as pessoas e o tão utilizado aperto de mão precisou ser deixado de lado, tornando-se um risco de contaminação e fazendo com que grande parte da população mundial passasse a adotar o “soquinho” ou apenas o aceno em substituição ao caloroso aperto de mão.

Este gesto, que pode valer mais do que mil palavras, é um dos cumprimentos mais antigos da humanidade. A evidência mais antiga está em uma imagem gravada em um trono do antigo Império Assírio, do século 9 a.C., que mostra dois homens apertando as mãos. Naquela época, presume-se que só se apertaria a mão de alguém se fosse para resolver um conflito ou selar um acordo. Assim, por ser um gesto milenar, a origem exata é incerta, mas historiadores acreditam que o aperto de mão seria um gesto de boa vontade, onde o homem primitivo, que andava sempre armado, estendia a mão vazia, para mostrar a alguém que não portava armas e desejava a paz, razão pela qual as mulheres, que não carregavam armas, tampouco tinham o hábito de apertar a mão. Alguns dos primeiros registros do aperto de mão como cumprimento datam do século XVII, mas acredita-se que ele tenha sido popularizado na Europa e Estados Unidos no século XVIII pelos quakers, um movimento religioso que prezava pela igualdade entre seus membros. Com o enfraquecimento das monarquias, o aperto de mão se tornou cada vez mais comum, passando a entrar até em manuais de etiqueta no século XIX.

Hoje em dia o aperto de mão é um gesto social que expressa respeito e cordialidade, sendo uma forma de cumprimento usada no fortalecimento das transações comerciais na maioria dos países europeus e ocidentais. Além disso, o aperto de mão tem sido amplamente difundido e adotado como cumprimento e despedida nas mais variadas ocasiões sociais, utilizado até mesmo como um ritual para demonstrar paz ou selar um acordo, conforme podemos observar antes de uma partida esportiva ou de um debate entre políticos rivais. Sem contar que com a crescente participação de mulheres no mundo corporativo, está cada vez mais evidente que elas passaram a substituir o beijo por um cordial aperto de mão. Afinal, o aperto de mão é uma das melhores formas de cumprimentar as pessoas que não têm tanta intimidade para se abraçarem, não é mesmo?

Como o nosso corpo expressa sinais que estão além das palavras, você sabia que a forma como cumprimentamos ao apertar a mão pode revelar a nossa personalidade e as emoções que estamos sentindo no momento? Isso mesmo! Esse gesto, aparentemente tão corriqueiro, está repleto de significados. De acordo com José Roberto Marques, um dos pioneiros em Coaching no Brasil, os tipos mais comuns de aperto de mão são: 

1. Palma das mão suada:

O suor pode ocorrer por diversos motivos, incluindo um descontrole das glândulas sudoríparas, como em um dia quente. Entretanto, em muitos casos, o indivíduo com as mãos suadas está tenso ou preocupado com determinada situação, sendo bastante comum que esse tipo de aperto de mão aconteça com pessoas que estão sendo entrevistadas em um processo seletivo.

2. Frouxo

Trata-se de um tipo de aperto de mão sem firmeza, em que o toque quase não é sentido pelo outro. Pode ser sinônimo de baixa autoestima e insegurança. Também pode ser entendido como antipatia ou falta de interesse em entrar em contato com a outra pessoa.

3. Excessivamente forte

Pessoas que apertam as mãos do outro com excesso de vigor e, em seguida, soltam de forma rápida, querem demonstrar que estão tentando controlar a situação. Elas podem estar nervosas ou ter um temperamento naturalmente controlador. É importante ficar cauteloso para não machucar o outro nesse tipo de cumprimento.

4. Com as duas mãos

Esse tipo de cumprimento, em que a mão esquerda também é utilizada, significa que se quer passar a sensação de aconchego, simpatia e confiança. Entretanto, existe um detalhe que deve ser observado: se a mão esquerda ficar sobre as outras mãos, trata-se de um aperto de mão sincero. No entanto, se a mão vai até o seu pulso, braços ou cotovelo, essa pessoa está tentando obter algo de você.

5. Com puxão

Nesse caso, você sente a sua mão sendo puxada ou fortemente guiada, o que pode ser em direção a uma cadeira ou outra área do local em que os envolvidos estiverem. As pessoas que fazem isso são controladoras e estão tentando dominar você. Esse puxão pode ser visto também como falta de respeito e excesso de emoção.

6. Com movimento horizontal

O aperto de mão em que a pessoa faz movimentos na horizontal, balançando as mãos, demonstra um grande entusiasmo ao encontrar a outra pessoa. Trata-se de um indivíduo amigável e que deseja compartilhar a sua energia positiva.

7. Nos dedos

Quando alguém segura apenas os seus dedos e não a sua mão inteira ao cumprimentá-lo, é sinal de que deseja mantê-lo distante, talvez por insegurança. Se essa pessoa apertar os seus dedos, pode ser um sinal de demonstração de poder, mas também com o objetivo de manter certa distância. Já aquele que oferece as pontas dos dedos para que você aperte demonstra que é um indivíduo despreocupado e que não gosta de estar no controle das situações.

8. “Esmagador de ossos”

Essa é uma forma de cumprimento utilizada para intimidar e demonstrar que se tem controle sobre a situação. Vai muito além de um aperto de mão firme tradicional e pode causar até mesmo dor com a força empregada. Entre amigos, pode ser uma brincadeira, mas, fora desse contexto, indica intimidação.

9. Rápido

Trata-se de um cumprimento que não dura mais do que alguns segundos. Quem age dessa forma demonstra que está apressado e que gosta de conversar objetivas e de ir direto ao ponto. Esse comportamento se estende à sua forma de ser, sempre com foco na ação.

10. Na horizontal

Nesse caso, ao invés de manter a mão em uma posição vertical, a pessoa segura a sua na horizontal, mantendo a dela por cima. Isso significa que ela se sente superior a você. Nos casos em que a mão é posicionada embaixo, pode ser um sinal de submissão.

11. Com o braço estendido

Enquanto essa pessoa aperta a sua mão, ela estende o braço para que você não chegue perto dela. Essa é uma demonstração de que ela precisa de espaço e prefere que você não se aproxime. Se quiser uma aproximação, dê o espaço físico e emocional que ela está pedindo. Pode indicar medo ou insegurança.

12. “Soquinho”

Por fim, essa é uma versão mais recente do aperto de mão, em que as duas pessoas fecham os punhos e dão um leve “soquinho”. Trata-se de uma saudação informal, que demonstra amizade e informalidade. Assim, ela é indicada apenas para ambientes descontraídos, quando se está entre amigos.

Desse modo, José Roberto Marques aconselha que para transmitirmos uma boa impressão, existe uma forma ideal de cumprimentar que consiste, basicamente, em estender o braço a uma distância razoável do corpo e apertar a mão da outra pessoa com firmeza, sem exagerar, durante cerca de, pelo menos, dois segundos. Enquanto isso, é importante sorrir, olhar no olho e verbalizar um cumprimento, pois agindo dessa forma, poderemos passar uma imagem positiva e educada. Outra dica legal é que devemos, imprescindivelmente, levantar se estivermos sentados. 

Quem diria que um simples aperto de mão pode nos passar informações sobre a outra pessoa como também expor o nosso momento e o que pensamos dela, hein? Muito proveitoso essas dicas que podem nos ajudar a cumprimentar as pessoas de forma mais adequada, vocês não acham? 

~ Bia ~

Uma resposta em “Aperto de mão…

Deixe um comentário