2023: Ano do Coelho no Horóscopo Japonês

Fonte: Japão em Foco

Feliz Ano Novo!!!

Vamos começar o primeiro post deste ano, emanando pensamentos positivos!!! Então… nada melhor do que lembrarmos que o horóscopo japonês, ou Juunishi, uma versão adaptada do horóscopo chinês, compreende um ciclo de doze anos, representado por doze animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Javali, sendo que cada animal é responsável por reger as características de cada ano. Hoje, 1º de janeiro de 2023 inicia-se, no Japão, o ciclo sob a influência do Coelho, de modo que diplomacia, sensibilidade, indulgência e criatividade para lidar com as situações, segundo Adriana Di Lima, são as principais características que delimitam esse signo.

Assim, na terra do sol nascente, o respectivo animal do ano frequentemente adorna os nengajo” que são cartões postais usados apenas no Ano Novo para enviar saudações por escrito, como forma de expressar gratidão e/ou manter contato com amigos, parentes, colegas e conhecidos, pelo menos, uma vez por ano.

Fonte: Tokyo Weekender

Em se tratando de Ano Novo, como a maioria das empresas permanecem fechadas durante os três primeiros dias deste feriado (Sanganichi), muitos japoneses aproveitam para voltar para suas cidades natais a fim de passar esses poucos dias com seus familiares. Assim, no ganjitsu (primeiro dia do ano), muitos têm o costume de levantar bem cedo para apreciar o Hatsuhinode, o belíssimo espetáculo do primeiro amanhecer do ano.

É costume tradicional as famílias se reunirem no café da manhã para saborear o ozooni, uma vez que o mochi (bolinho de arroz) que é o principal ingrediente desta sopa, por ser mastigado e puxado várias vezes, simboliza a longevidade. O osechi ryori, conforme descrito no post anterior, pode ser consumido em qualquer uma das refeições (café da manhã, almoço e/ou jantar) nos três primeiros dias do ano.

Fonte: Kokoro Media

Outra tradição é o Otoshidama, um envelope com uma certa quantia de dinheiro, destinado especialmente às crianças e adolescentes. Esses envelopes, pequenos e ricamente ilustrados, são entregues pelos pais, avós e/ou parentes no Ano Novo, sendo que a quantia ofertada tende a ser proporcional à idade da criança, mas se houver mais crianças na família, são igualmente rateados.

Coisas do Japão

Hatsumode é o termo designado para a primeira visita do ano a um templo e nessa ocasião é comum ver mulheres e homens em trajes típicos japoneses, como kimono e hakama, fazendo uma prece para que o ano seja repleto de saúde e prosperidade. Nestes locais é possível adquirir plaquinhas de madeira chamadas “ema”, nas quais as pessoas sacramentam para que seus desejos se realizem no decorrer do ano que está iniciando.

Fonte: Kumon Brasil

Além disso, muitos japoneses aproveitam para comprar um oráculo chamado Omikuji que descreve se você terá boa sorte em questões relacionadas à dinheiro, saúde, relacionamentos e assim por diante. Após a leitura, costumam colocar os bilhetinhos em locais previamente estabelecidos do santuário como, por exemplo, galhos de árvores ou estacas de madeira.

Fonte: Kumon Brasil

Outro costume muito interessante é o fukubukuro, sacolas contendo uma variedade aleatória de produtos e vendidos com um desconto substancial durante períodos especiais de vendas no Japão, principalmente no ano novo. Cada “sacola da sorte” contém produtos específicos como alimentos, vestuários ou acessórios de computador. É uma tradição de longa data entre os japoneses e ainda hoje essas sacolas são vistas como ótimas oportunidades para adquirir ótimos produtos com valores bem mais acessíveis e convidativos.

Fonte: Live Japan

Como deu pra perceber, Ano Novo no Japão é uma celebração tranquila, familiar e espiritual. Para a maior parte das famílias japonesas é um momento de reflexão sobre o ano que passou, de renovar as energias para o ano que vai começar, de modo que para eles é muito importante terminar o ano em paz, com aquele gostinho de dever cumprido, pois esse sentimento ajuda a trazer, não só prosperidade econômica, como sorte em todos os aspectos da vida no ano que se inicia.

Embarcando nesta onde de bons fluídos, André Mantovanni reforça que o Ano do Coelho será um ano cheio de emoções positivas e excelentes circunstâncias para qualquer tipo de relação. Como o Coelho simboliza paciência e sorte, tudo indica que ele trará o que faltou no último ano: paz e sucesso! Um ano de diplomacia e graça, em total oposição ao cansativo ano do Tigre (2022). Promete ser um ano de sucesso profissional mas para que isso aconteça, requer esforço e compromisso sério, uma vez que, com seriedade, poderemos realizar tudo que planejarmos fazer. 

Vamos, então, focar para que os novos desafios despertem o nosso melhor nesses 12 meses que virão, pois o Ano do Coelho tem tudo para ser maravilhoso!!! Só depende de nós mesmos acreditar nos sonhos e jamais desistir das nossas metinhas, metas e metazonas, porque só assim, seremos capazes de transformar cada dia deste novo ano em um página memorável do livro de nossas vidas!!!

Feliz Ano Novo!!! Que seja um ano abençoado para todos nós!!!

~ Bia e Dani ~

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s