Boas lembranças…

Fonte: Spirit Fanfics

Hoje, 26 de Dezembro, é o Dia da Lembrança. Segundo o calendário.com, não existe uma explicação clara para que essa data tenha sido escolhida, mas na versão de alguns historiadores, por ser instituída um dia após o Natal, data que nos leva a muitas recordações, a ocasião tenha sido oportuna para comemorarmos o ato de lembrar. 

Por que as lembranças são tão importantes na nossa vida?

A partir do momento em que nascemos, começamos a registrar memórias que serão utilizadas para o nosso desenvolvimento cognitivo. Prova disso é que a fala pelos bebês, por exemplo, é resultado de meses de observação, assimilação e recordação do material linguístico acessado por meio da interação diária com os pais.

Embora estudos científicos indiquem que só começamos a guardar memórias de longo prazo a partir dos 3 ou 4 anos de vida, até mesmo os acontecimentos anteriores a esse período são essenciais para moldar quem seremos no futuro. Inclusive, constata-se que muitos transtornos psicológicos derivam de lembranças inconscientes e experiências da primeira infância, de forma que as recordações possam impactar nosso estado de espírito de tal modo que, não raramente, o cérebro bloqueia memórias traumáticas, como um mecanismo de defesa natural. 

Fonte: Sesc-SC

Neste contexto, o filósofo alemão Schopenhauer, aponta que a memória é capaz de moldar experiências e a percepção da realidade, destacando que, assim como recordações ruins podem levar a traumas intensos e definitivos, as lembranças boas conseguem revolucionar o estado de espírito, renovar esperanças e nos proporcionar uma agradável sensação de bem-estar. 

Como somos construídos a partir de lembranças, temos um baú repleto de memórias, tanto boas como ruins, fazendo com que as experiências e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida nos levem a ser quem somos. Manter vivas as recordações que nos deixaram felizes no passado é um ótimo exercício para fugir da melancolia, pois quando lembramos de algo bom que aconteceu, podemos sentir a sensação daquela circunstância, apaziguando os momentos tristes pelos quais também estamos fadados a passar neste mundo em que vivemos.

Fonte: IBC

Deste modo, as boas lembranças, sendo o alicerce para a construção de uma vida emocional mais saudável, tendem a funcionar como um porto seguro quando precisamos, por exemplo, enfrentar momentos de luto pela perda de pessoas queridas. Elas permitem que façamos uma “viagem no tempo”, uma vez que reviver as lembranças pode nos dar a sensação de ter, por perto, a pessoa querida que se foi. 

É o que estou fazendo neste exato momento. Viajando no tempo… Com os olhos marejados e sentindo a saudade que já bate forte no meu peito, despeço-me de você, querida Elisa Mieko que, com o seu jeitinho carismático de ser, nos deixou alguns dias atrás. Você foi muito especial para mim pois quando, aos 17 anos, saí de casa para estudar na capital paulista, você estava lá, sempre me recebendo de braços abertos, me abraçando e me acalentando no período mais solitário da minha vida. As lembranças dos bons momentos que passamos juntas, estarão para sempre guardadas no fundo do meu coração!

Assim, compartilhar com amigos e familiares os bons momentos vividos com o ente querido, além de ser uma linda forma de homenageá-lo, pode ajudar a ver a passagem de quem se foi, de uma forma menos dolorosa. Neste sentido, acredito que para preservarmos preciosas lembranças, nada melhor do que vivermos intensamente cada momento, ainda mais quando estivermos ao lado das pessoas que tanto amamos. Como a memória é facilmente resgatada através de recordações, registrar em fotos e vídeos também é uma ótima sugestão para termos um acervo dos bons momentos com nossos amigos e familiares, vocês não concordam?

Fonte: Facilita Seguros 

Sabendo-se que as lembranças são registradas, assimiladas e acessadas em nosso cérebro, não podemos, de forma alguma, negligenciar alguns hábitos que favorecem a saúde mental e evitam o esquecimento. É imprescindível estar com a saúde em dia, alimentando-se bem, bebendo muita água e praticando exercícios físicos regularmente, pois como diz o célebre ditado, “mente sã, corpo são”, quanto melhor cuidarmos da nossa saúde, maior será a fixação das boas lembranças em nossas mentes. 

Fonte: IPASEMAR

Encerro este post, em concordância com frazes.com.br, ao mencionar que as lembranças são registros fotografados pelos nossos olhos e ficam eternamente gravados na nossa memória. Quando nos lembramos desses lindos registros, nossos corações se enchem, não só de saudade, mas também de conforto por ter algo tão bonito guardado na memória. Vamos, então, guardar o que tem que ser guardado: boas e boas lembranças!!!

~ Bia ~

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s