
Quando a gente menos percebe, o ano está chegando ao fim e as festas de confraternização começam a ser organizadas, assim como os preparativos para as festas em família. Afinal, nada melhor do que comemorar o final do ano rodeado de pessoas queridas, não é mesmo?
Sem dúvida, o Natal é a data comemorativa que mais faz parte do imaginário de todos nós, encantando crianças e fazendo adultos voltarem à infância, pois tudo se transforma num mundo mágico com muitas luzes, enfeites e personagens lendários como o Papai Noel e os duendes. É impressionante como esta data, em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, contagia os povos de todos os cantos do planeta, quaisquer que sejam suas crenças, neste período de festas.
Eu, particularmente, adoro esse clima natalino que me leva a resgatar as preciosas lembranças das pessoas mais importantes da minha vida. Além disso, o Natal para mim, como declara Júlio César Cardoso, é a “época mágica de desembrulhar esperanças, de dar de presente, carinho, compreensão e amor, de construir e fortalecer a paz e a fé, de engavetar a saudade. Aquela saudade pequena, que vai ficando maior e que vai doendo um pouquinho mais à medida que o Natal vai chegando. Saudade de almas queridas, inquilinos vitalícios de nossos corações”.
Assim, passar o mês de dezembro decorando a minha casa com enfeites alusivos à essa festividade, resplandece a minha existência. Ouvir as músicas natalinas, ver as ruas e os monumentos iluminados, os shoppings lotados de crianças para tirar fotos com o Papai Noel, apreciar as árvores enfeitadas, assistir o nosso netinho Léo participando do Auto de Natal na escola é tudo muito lindo, é tudo muito mágico, não é mesmo Maria do Carmo?
No entanto, acredito que a essência de um Natal genuinamente mágico acontece quando incluímos toda a família, principalmente as crianças, a participarem dos preparativos, de forma a manter as tradições natalinas ainda mais significativas. Longe da loucura dessa época do ano em que o consumismo exagerado é surreal, fazer enfeites de Natal com o que se tem em casa é uma ótima opção para decorar inserindo toques de personalidade e, ainda, economizar.
Sendo a solidariedade um dos sentimentos mais exacerbados nessa época do ano, a ocasião é propícia para que as crianças aprendam desde cedo a compartilhar um pouco do que têm com pessoas que pouco ou nada têm para a mesa de Natal. Explicar a importância de dividir aquilo que se tem, ajudando quem mais precisa, é um dos gestos mais nobres da época natalina, sendo uma excelente oportunidade para mostrar aos pequenos que mais gratificante do que receber, é dar. Afinal, isso sim, condiz com o verdadeiro espírito natalino!!!
Outro sentimento que aflora nessa época do ano é desejarmos, de alguma forma, demonstrar nosso carinho e a nossa gratidão, não só aos nossos familiares, mas aos nossos amigos e colegas de trabalho ou de escola que, durante o decorrer do ano, nos apoiaram, proporcionando momentos de muita alegria e satisfação.
Nesse sentido, fiquei encantada ao saber que a Cláudia, a filha mais velha da minha tia Zélia, e sua filha Mariana, deixando-se envolver pela magia do Natal, tiveram a brilhante ideia de utilizar a técnica do “origami” (arte japonesa que ensina, através da dobradura de papel, muito sobre paciência e a busca pela transformação), para fazer meias natalinas. Por ser uma forma diferente e criativa de presentear, juntamente com a família, despenderam dedicadamente várias horas aos finais de semana, fazendo as lembrancinhas para alegrar o Natal dos amigos e colaboradores do seu ambiente de trabalho.

Mas… por que meia? Não sei se vocês sabem, mas a meia de Natal não serve apenas para decorar. Ela também carrega consigo uma simbologia especial: prosperidade, riqueza e boa sorte. Assim, na intenção de transmitir harmonia e vibrações positivas, elas optaram pelas meias de papel, recheando-as com deliciosos chocolates. Uma ótima sugestão, vocês não acham?
Além dos enfeites e das lembrancinhas, o Natal também passa pela cozinha, com pratos típicos saborosos que não podem faltar nesta época do ano. Envolver a família na preparação destas delícias, dando asas à imaginação para criar um cardápio temático é, certamente, uma atividade que vai tornar o Natal ainda mais mágico. Que tal preparar deliciosas receitas de Natal em família? As crianças irão adorar participar desses preparativos!!!
Para fechar com chave de ouro um inesquecível Natal mágico, é claro que não poderia faltar um dos maiores símbolos que é a árvore toda decorada. Este é um dos momentos mais especiais que antecedem o Natal e é comovente ver a alegria das crianças separando ou até mesmo ajudando a fazer os enfeites para serem colocados na árvore!
Criar boas lembranças que ficarão para sempre guardadas no coração dos pequenos, significa alimentar a doçura e ingenuidade que só se tem na infância e que poderão ser resgatados no nosso eu-criança em algum cantinho, na vida adulta. Afinal, qual é a primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos no Natal? Independente da lembrança, ela vem acompanhada de muitos elementos: luzes, bolinhas de natal, presentes, presépios e vários outros adereços que tornam tudo mágico!
Deste modo, envolver a família em todos estes preparativos para a festa de Natal é uma forma de fazer com que as lembranças venham acompanhadas da magia natalina, pois ela não está apenas nos detalhes, mas principalmente nos sentimentos que a data intensifica, criando uma atmosfera diferente que, por vezes, não conseguimos explicar, mas sabemos que é algo único e típico dessa época, que tem o poder mágico de nos deixar encantados diante da beleza das luzes coloridas, das árvores enfeitadas, das músicas temáticas, das confraternizações com amigos e da família toda reunida.
Simmm… O Natal tem esta capacidade incrível de tocar os nossos corações, despertando princípios como a solidariedade, a inclusão e o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente. Princípios que andam “hibernados” pela pressa do mundo contemporâneo e que clamam, cada vez mais, pela necessidade de orações em agradecimento pela vida, pela saúde e pela família.

Que neste período de festas, a contagiante magia do Natal aqueça nossas almas, espalhando sorrisos e abraços, fazendo com que a luz desta época brilhe cada vez mais forte de esperança e bondade! Como também expressa Charles Dickens, “Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época do ano em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações”.
FELIZ NATAL MÁGICO PARA TODOS NÓS!!!
~ Bia ~
Que liiinnndo Beatriz! Perfeita descrição de um período tão maravilhoso em que comemoramos o nascimento de Jesus, Ele que é o nosso Tudo.
Amei ver o Léo participando da sua primeira apresentação natalina, é um encanto esse nosso netinho, estou anciisa pela sua chegada, cuidando da jabuticabeira para que tenha ao menos meia dúzia pra ele comer, sim, porque ele devora interina, com casca e tudo rsrsrs. Estou preparando tudo para que tenhamos um Feliz Natal, pena vocês ainda não estar conosco, mas tenho Fé que passaremos juntas o próximo Natal. Obrigada pelo carinho, desejo que você e o Milton estejam rodeados também de pessoas queridas e que, mesmo em sintonia, estaremos unidos em Família. Carinhoso abraço minha querida.
CurtirCurtir